Volta do vestibular na UFSM deve ser definida no final deste mês

A volta do vestibular como forma de ingresso na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve ser votada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no final deste mês.

A deliberação era para ter ocorrido em 10 de fevereiro. Naquele momento, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediu vistas ao processo e, assim, a decisão foi adiada para março.

Em entrevista à Rádio CDN, o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Siqueira Tybusch, explicou que, agora, a previsão é que uma nova reunião seja realizada após o início do semestre na universidade:

– A data visa ter uma ampla participação e, portanto, só é factível a realização dessa reunião no final do mês de março, já que estamos retornando com as aulas no dia 20 de março. Está prevista para uma quinta ou sexta-feira, no final do mês de março – 23, 24, 30 ou 31 – essas são as quatro datas possíveis da realização dessa reunião ordinária do Cepe, que vai discutir esse processo das mudanças das formas de ingresso na graduação da UFSM.

Como será a votação

A votação é realizada por maioria simples, ou seja, é necessário que haja o primeiro número superior a metade dos presentes para aprovação. Caso aprovado em maioria pelo Cepe, os novos processos de ingresso já passam a valer.

A proposta prevê o início de um vestibular na metade de 2023, somente para as vagas do segundo semestre do ano. A ideia é que 70% do ingresso seja feito pela nota do Enem, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e 30% pelo vestibular.

Já as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS), feitas em etapas durante cada ano do Ensino Médio, começariam no primeiro semestre de 2024. Assim, em 2026, as três primeiras provas estariam concluídas. Com isso, no primeiro semestre de 2026, as formas de ingresso seriam 30% das vagas para o Sisu, 30% para o vestibular e 40% para o Processo Seletivo Seriado (PSS).

Esse plano pode ser aprovado de forma integral ou alterado durante a reunião do final deste mês, caso os conselheiros achem necessário.

Impasse

No final de janeiro deste ano, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) se manifestou contrário à essa proposta. A entidade acredita que não houve amplo debate com a comunidade sobre o assunto e que o vestibular não é a forma mais democrática de acesso à universidade.

Com relação a isso, Tybusch afirmou que a discussão sobre a volta do vestibular está acontecendo há um ano e meio e que para atender vários públicos são necessárias formas de ingresso diversas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Laura Gomes

POR

Laura Gomes

laura.gomes@diariosm.com.br

“Tudo está sendo montado com muita qualidade”, diz técnico do Inter-SM, que já chegou à cidade Anterior

“Tudo está sendo montado com muita qualidade”, diz técnico do Inter-SM, que já chegou à cidade

Para agilizar processos, prefeitura lança plataforma Descomplica SM nesta terça Próximo

Para agilizar processos, prefeitura lança plataforma Descomplica SM nesta terça

Geral